O holerite é um documento que comprova o pagamento mensal ao colaborador pelos serviços prestados, conforme contrato de trabalho. E nele, estão descritos com detalhes quais são, as porcentagens e os valores de todos os recebimentos e deduções.

Para o colaborador, ele garante segurança completa do que recebe, do que é descontado e dos porquês de todos esses valores. Além disso, esse documento serve para comprovação de renda em muitas situações. Como a abertura de contas bancárias, financiamentos, empréstimos, para fins de imposto de renda etc.

Para fazer um holerite, recomenda-se usar a folha de pagamento como base, assim não haverá nenhum erro com os dados e valores informados.

Os formulários de pagamentos existem na versão impressa, e na versão online. Mas hoje, falaremos apenas da diferença entre as versões impressas LAB-2 e LAB-4 com ou sem bloqueio.

Modelo de Formulário de Pagamento Holerite

LAB-2 X LAB-4

A diferença entre os modelos LAB-2 e LAB-4 é que no primeiro, o formulário possui duas vias, uma das vias fica com a empresa e a outra é entregue ao funcionário.

Já o modelo Lab-4 além das duas vias, ele possui um envelope na parte de trás da via que é entregue ao funcionário, ideal para inserir valores em espécie, cheques, recibos e etc.


COM OU SEM BLOQUEIO?

Essa é a maior dúvida para as empresas que fazem uso dos formulários impressos de pagamento. Independente se são do modelo LAB-2 ou LAB-4 a diferença é que os que não possuem bloqueio, mostram os valores impressos nas duas vias, ou seja, o funcionário recebe o seu holerite e imediatamente visualiza os valores dos pagamento, descontos e etc.

No caso do formulário com bloqueio, na frente do impresso com os valores de pagamento e descontos há uma folha que não permite visualizar as informações contidas no holerite, sendo necessário destaca-la para que seja possível ver os valores, este segundo é mais seguro, pois as informações se tornam mais sigilosas.

Modelo de Formulário de Pagamento Holerite com Bloqueio
Print Friendly, PDF & Email

Leave a comment