texto abaixo de Carlos Lara

Você sabia que existe copo certo para beber cerveja? Se você acha que beber em qualquer copo já é bom, aprenda que com os copos de cerveja certos é possível aproveitar o máximo da experiência gustativa da bebida.

É preciso entender a importância do copo, até porque ele interfere em diversos aspectos da cerveja, como formação de espuma, aroma e sabor.

Alguns copos possibilitam tomar diversos tipos de cerveja, quanto a outros são bem específicos.

Ao final desse texto, garanto que você vai beber melhor e aproveitar todo o potencial da sua cerveja, e talvez (sinto informar), tenha que fazer uma bela compra de copos novos.

Um pouco da história dos copos

Já testamos de tudo durante a história para carregar cerveja. Desde couro, barro, passando pela porcelana, madeira, metal até chegarmos ao vidro, que é o mais comum hoje em dia.

Um dos primeiros recipientes usados para armazenar cerveja veio dos Sumérios. Eram vasos de barro em que eles usavam canudos para beber, pois era de uso comum e evitava que engolissem areia.

Já na Inglaterra, a caneca de madeira, também conhecida como Tankard, era a mais utilizada. Os frequentadores dos pubs revezavam em turnos para beber a cerveja servida nesta caneca, pois tinha mais gente para servir do que caneca para beber.

Na Alemanha até o século XIX, ao invés da madeira, os recipientes eram feitos de barro e posteriormente de cerâmica. Por lá a prática de compartilhar copos também era comum.

O couro também já serviu como matéria prima para os recipientes de cerveja, tradição vinda desde o período neolítico. Na Inglaterra, esses recipientes chamados de BlackJacks e Bombard eram moldados em formas próximas às canecas que conhecemos hoje.

Quanto ao vidro, apesar das primeiras evidências de objetos ocos feitos desse material serem de épocas muito remotas, era necessária muita habilidade dos artesãos para manusear o material.

Além disso, o material era caro e bem mais comum nas mesas dos mais ricos. Somente por volta de 1800 que novas técnicas de produção tornaram o vidro um material mais acessível e seu uso se popularizou.

Mas afinal, por que usamos o vidro?

Ele é um material que permite que você veja, cheire e prove sua cerveja sem interferência do recipiente no resultado. Beber num copo de barro, por exemplo, altera o sabor e torna impossível apreciar a cor do líquido.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a comment